domingo, abril 10, 2005

Em defesa de...

Ontem, andava eu de um lado para o outro, a fazer os preparativos para o jantar. Era hora de telejornal e a televisão estava ligada na TVI (não por minha vontade...). Eu ia "apanhando" as notícias como se fossem laranjas... umas com mais, outras com menos sumo, mas todas com demasiados caroços.
Bom, num dado momento a minha atenção centrou-se num rosto bonito que apareceu no ecrã (tão bonito que nem me lembrei de ler o nome), tendo como palco de fundo uma qualquer rua do Mónaco. A notícia era sobre o estado de saúde do marido da Carolina do Mónaco, e a certa altura a jornalista disse: "Nas ruas do Mónaco ouve-se um silêncio ensurdecedor(...)".
Confesso que a minha primeira reacção foi de jocosidade, e pensei para mim próprio: "Olha, aqui está uma mulher como eu gosto... bonita, bom emprego (sempre dá para me pagar uns jantares) e faz-me rir".
Convenhamos que a expressão não soa muito bem, pois não?
O que ensurdece é o ruído, não o silêncio!
Mas, pensando bem, ela até é capaz de ter razão. Vejamos:
Fui ao dicionário procurar o significado de Ensurdecedor e constatei que a primeira definição é "que ensurdece"...
Quem ensurdece fica surdo, certo?
O que é que os surdos ouvem? O silêncio!!! Et voilá!
Querida jornalista... não sei o teu nome, mas podes contar comigo! Estou do teu lado!

5 comentários:

Anónimo disse...

Junto-me ao lado dos dois.

JC disse...

Oh Nuno, juntas-te a nós mas trazes a tua amiga "intima" da formação... ;)

Anónimo disse...

Já ouvi e li essa expressão dezenas de vezes. Não só existe como soa bem.
É usada sempre que o silêncio substitui as palavras por manifesta incapacidade de se expressar o que se sente ou se quer dizer (entre outros casos).

JC disse...

Bolas, bolas, bolas...
Bem-vindo Fernando e obrigado pelo comentário.

Anónimo disse...

Great work!
[url=http://rqorjklf.com/orhh/rqij.html]My homepage[/url] | [url=http://bwcoedeh.com/fanf/cmbm.html]Cool site[/url]