quinta-feira, agosto 18, 2005

Destino: São Facundo

São Facundo é o destino para este fim-de-semana.
É uma das 19 freguesias do concelho de Abrantes, foi lá que a minha mãe nasceu, e é onde se concentra a maioria da família. Aproveitamos as festas da freguesia, que se realizam sempre no penúltimo fim-de-semana de Agosto, e juntamos a malta toda. A família é grande e torna-se engraçado todo aquele convívio. Todos nos damos bem, não há confusões (pelo menos que eu saiba), todos se ajudam, são unidos e são um exemplo para muitas outras famílias.


A aldeia em si é pequena. Pouco tem para ver. Tem uma Igreja (como todas as terrinhas) com um sino que ainda toca. Depois, se passearmos pela aldeia, podemos observar as ruas ladeadas por casas térreas, onde ainda se sentam os velhotes a apanhar ar e a ver quem passa... Martírio!!! Percorrer aquelas ruas é um martírio! A maioria das pessoas da aldeia são tios, tias, primos, primas e sei lá mais o quê... o que nos obriga a parar em todas as "estações e apeadeiros" para dizer "Olá, como vai a saúdinha?" e ouvir sempre as mesmas respostas. Um simples caminho de 50 metros, para ir ao café ou a casa dos meus tios, chega a demorar 2 horas.


Em termos de diversão (para além das festas) podemos encontrar 4 cafés na aldeia (um deles serve de bar nocturno com salão de jogos), mais a casa do povo onde a malta mais nova se junta para jogar uma cartada, uns matrecos e um ping-pong.


A festa realiza-se no "parque" que é um espaço onde encontramos um ringue com bancadas (coberto), um parque infantil e umas salas que servem para buffets, reuniões, e até como barraquinhas de comes e bebes.
A afluência é grande pois, para além do pessoal da terra, juntam-se os familiares que estão longe (como é o nosso caso) e gente das terras vizinhas.
Vamos ver no que isto dá... Na última festa a que fui "enfrasquei-me à grande"! Vamos ver se este ano consigo escapar... o que é difícil quando toda a gente nos oferece cerveja... (só primos direitos são 11 estando 4 casados, o que perfaz: 8 primos e 7 primas)


Ah... a festa também tem o seu carácter religioso, com a missa da praxe e uma procissão que corre a aldeia (quase) toda. Mas isso não interessa nada porque anda-se que se farta, apanha-se um calor infernal, e não se come nem bebe nada...
(xiii... com esta é que vou mesmo parar ao inferno!!!)

12 comentários:

Alegrao disse...

O bar nocturno é completo?
Lembra-te, faz como eu... Nada se deita fora!!!
Aceita este conselho de amigo, não vás à caminhada. O calor é perigoso principalmente no interior por causa da influência dos fogos. Para compensar tinhas que ingerir muitos liquidos e à noite pode ser tarde.

Joao disse...

Boas férias pá!! Diverte-te e cuidado com o bar nocturno... as dores de cabeça do "day after" são terríveis!

JC disse...

Para vossa informação: Portei-me bem! (tirando o primeiro dia)
Não me desgracei como em "eventos" anteriores...
Os primos repartiram-se por dias diferentes e a coisa correu bem.

Sucateiro das letras disse...

Pois é.. É uma bela localidade sim senhor!.. E as bebedeiras continuam nos fins de semana que não os das festas, por S. Facundo ou aqui pelas redondezas, diz-vos quem cá vive;).. Não sei quem és, e idem, mas ficas-te curioso e agora vais perguntar-me quem sou, como os velhotes te faziam.. não é? lol.. Vou ter em atenção o teu blog.. parece-me bem.. cumprimentos

Anónimo disse...

Thank you!
My homepage | Please visit

Anónimo disse...

ola eu tambem conheco muito bem S.Facundo a minha mãe tambem nasceu la.a altura das festas ate que nao é muito má ainda se curte um pouco aquilo o café do Zé Maria
até é porreirinho. fica bem

Anónimo disse...

Pois é s. facundo é um local com uma magia propria, nem todas as pessoas que por lá passam se conseguem aperceber e entrar naquela estranha monotonia ritmada, mas os que conseguem nunca mais se esquecem.
Quanto á festa são três dias de caixão á cova, são três porque o quarto dia é para recuperar forças.

Todos os anos vou lá pelo menos 4 vezes

Anónimo disse...

Passei aqui por acaso e achei fixe as descriçoes de s. facundo.Eu nasci lá mas com 1 ou dois anos fiz-me a estrada e vim parar a alverca, tinha de tratar de vida.nao falho a festa e,a alguns f.d.s..Possivelmente ja bebemos juntos, porque è o que mais se faz po lá, beber.Fiquem bem...C.T.

Anónimo disse...

Boas,
Sou nascido e residente em S. Facundo.
Esta aldeia tem características muito próprias que passo a descrever. É sede de uma fregusia rural; teve durante muitos anos uma Junta do Partido Comunista Português (fez o que podia) e como tal desprezada pelos poderes autárquicos do concelho; o 25 de Abril de 74 aqui não foi só noticia, foram factos reais; teve uma nefasta "guerra do padre" que ainda hoje tem sequelas, por muito que se tente disfarçar; teve muitos jovens de uma geração devastados pelo uso de drogas duras, onde eu me incluo. Na verdade quem cá vem, especialmente da cidade, fica um tanto deslocado e se não fosse umas bebedeiras,não conseguiria ficar cá muito tempo. Triste sina a nossa. Já lá vai o tempo em que o pessoal da cidade ficava cá o Verão inteiro.
Este Verão terão como prato forte a maior parte das ruas esburacadas, pois o progresso chegou em forma de saneamento básico mas sem estação de tratamento, ou seja, nada funcionará sem esta estação. Ano de eleições assim o obrigas. Ah, já me esquecia...foram plantadas umas árvores no descampado do Bairro de Igreja, ou do Prof. Casimiro, ou sei lá que nome tem.
Susana ainda bem que aqui consegues recuperar forças. Invejo-te.
Brevemente estará online um espaço sobre a freguesia de S. Facundo onde se poderá "mergulhar" no passado desta freguesia que o é, desde 1513.

Os meus agradecimentos ao autor deste espaço.

Abraço a todos.

Agostinho Tomás disse...

Abraço ao JC.

Vejo que o blog mexeu e por isso carrego com um comentário.
Ora, sou da opinião que São Facundo (adiante S. F.) é uma “bela localidade”, tranquila, social e sociável, onde as pessoas se conhecem e/ou fazem por se conhecer.
É certo, digo eu, que estas características já foram mais vincadas, mas continuam lá. Como também é certo que estar por lá muitos dias seguidos “sem fazer nada” começa a tornar-se monótono (mas isso é em todo o lado, não?).
Ir de vez em quando, ou passar os fins-de-semana, ou viver lá o dia-a-dia, após o trabalhinho, é um espectáculo. E mais digo, não sei por que é que os filhos da terra, assim que reformados, grande parte, a ela volta.
Um dos sinais da sociabilidade é, como referiram em vários comentários e na tua descrição, os copos que se bebem em S. F. Em S. F. rara é a pessoa que bebe um copo sozinha, não calha, não dá jeito.
Chega-se ao balcão e pergunta-se a quem está: - Bebemos um copo? (é geralmente assim).
Enfim, é S.F. só sabe que lá vai.
“Trás um amigo também” – Como diz o Zeca que nesta terra cantou.

Já agora, não desperdicem, dêem uma voltinha pelas imediações da localidade e desfrutem da paisagem de transição do Ribatejo para Alentejo a da “bitcharada” que nela encontram.

Beijos e abraços aos identificados e aos anónimos.

Armindo Silveira disse...

Saudações, amigos/as
as Festas da Aldeia estão à porta (21/22/23/24 de Agosto) e este ano é de "roncos", ou seja, na sexta-feira dia 21 Roncos e Coriscos e no sábado Roncos do Diabo. Quem gosta da música folk tradicional e não só, das gaitas de foles, tambores e outros, este ano não tem desculpa para não vir cá fazer um raide.Abraços e bjs

Unknown disse...

Olá

O sítio na internet “Zonalheira” vem com este mail divulgar que já se tornou público a acesso ao mesmo.
Trata-se de uma fase inicial do sítio que será actualizada e ampliada ao longo dos tempos.
Esperamos que seja do seu agrado.

O endereço é:
http://sites.google.com/site/zonalheira/

Até breve.

Saudações
Zonalheira